nas alturas

Arcebispo vai sobrevoar Santa Maria de helicóptero para abençoar a cidade

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Uma bênção dos céus. É isso que os santa-marienses vão poder presenciar nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Por causa das restrições da  pandemia, não haverá a tradicional procissão. Para substituí-la, foi encontrada uma maneira nada convencional para a bênção chegar até os fiéis: o arcebispo Dom Hélio Rubert irá sobrevoar a cidade em um helicóptero.

A ação vai acontecer a partir das 13h30min. O helicóptero, que é da Força Aérea Brasileira, vai sair da Ala 4 com o arcebispo Dom Hélio e o Capelão Católico da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, Marcelo Rosa Ramos. O trajeto pelos ares de Santa Maria deve durar cerca de uma hora. Durante o voo, os sinos das igrejas devem ecoar pela cidade. 

- É uma forma de chegarmos até as pessoas, mas mantendo todos os cuidados por causa da Covid-19. A ideia é sobrevoar todas as paróquias da cidade, abençoar todos os fiéis e também rezar por dias melhores nesta pandemia - destaca Dom Hélio. 

Campanha do Agasalho distribuiu 6,4 mil peças em duas semanas em Santa Maria

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Será a primeira vez que o arcebispo, de 76 anos, irá abençoar a cidade durante um voo. Praticante de alpinismo, já subiu montes no Brasil, Itália, Alemanha e Suíça, e garante que a altura não será um problema.

- Vai ser uma novidade sobrevoar a cidade assim. Mas, não tenho medo de altura. Como praticante de alpinismo, já estou acostumado. Só não subi o Everest ainda - brinca Dom Hélio. 

Depois da bênção nas alturas, às 15h30min, haverá uma celebração na Basílica da Medianeira. A presença de público será reduzida e haverá transmissão pelo Facebook. Não haverá confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. A ação será substituída por uma coleta de alimentos não perecíveis, que podem ser entregues na Basílica ao longo de toda a semana. A expectativa é a arrecadação de 500 cestas básicas.

Segundo Dom Hélio, a recomendação da Arquidiocese foi para que cada paróquia faça a sua celebração ao longo do dia em seu bairro, para que não haja aglomeração em nenhuma igreja. 

O ROTEIRO DO TRAJETO DE HELICÓPTERO:

  1. Paróquia da Glória (Camobi)
  2. Dores
  3. Santa Catarina
  4. Carmelo
  5. Perpétuo Socorro
  6. São José
  7. São João Evangelista
  8. Nossa Senhora Aparecida
  9. Santo Antônio
  10. Fátima
  11. Hospital de Caridade
  12. Bom Fim 
  13. Rosário
  14. Catedral
  15. Ressurreição
  16. Basílica da Medianeira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Processos físicos voltam a correr a partir de 15 de junho na Justiça Anterior

Processos físicos voltam a correr a partir de 15 de junho na Justiça

Mais de 4 mil pessoas são imunizadas em primeira ação voltada a trabalhadores da educação Próximo

Mais de 4 mil pessoas são imunizadas em primeira ação voltada a trabalhadores da educação

Geral