data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Uma bênção dos céus. É isso que os santa-marienses vão poder presenciar nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Por causa das restrições da pandemia, não haverá a tradicional procissão. Para substituí-la, foi encontrada uma maneira nada convencional para a bênção chegar até os fiéis: o arcebispo Dom Hélio Rubert irá sobrevoar a cidade em um helicóptero.
A ação vai acontecer a partir das 13h30min. O helicóptero, que é da Força Aérea Brasileira, vai sair da Ala 4 com o arcebispo Dom Hélio e o Capelão Católico da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, Marcelo Rosa Ramos. O trajeto pelos ares de Santa Maria deve durar cerca de uma hora. Durante o voo, os sinos das igrejas devem ecoar pela cidade.
- É uma forma de chegarmos até as pessoas, mas mantendo todos os cuidados por causa da Covid-19. A ideia é sobrevoar todas as paróquias da cidade, abençoar todos os fiéis e também rezar por dias melhores nesta pandemia - destaca Dom Hélio.
Campanha do Agasalho distribuiu 6,4 mil peças em duas semanas em Santa Maria
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Será a primeira vez que o arcebispo, de 76 anos, irá abençoar a cidade durante um voo. Praticante de alpinismo, já subiu montes no Brasil, Itália, Alemanha e Suíça, e garante que a altura não será um problema.
- Vai ser uma novidade sobrevoar a cidade assim. Mas, não tenho medo de altura. Como praticante de alpinismo, já estou acostumado. Só não subi o Everest ainda - brinca Dom Hélio.
Depois da bênção nas alturas, às 15h30min, haverá uma celebração na Basílica da Medianeira. A presença de público será reduzida e haverá transmissão pelo Facebook. Não haverá confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. A ação será substituída por uma coleta de alimentos não perecíveis, que podem ser entregues na Basílica ao longo de toda a semana. A expectativa é a arrecadação de 500 cestas básicas.
Segundo Dom Hélio, a recomendação da Arquidiocese foi para que cada paróquia faça a sua celebração ao longo do dia em seu bairro, para que não haja aglomeração em nenhuma igreja.
O ROTEIRO DO TRAJETO DE HELICÓPTERO:
- Paróquia da Glória (Camobi)
- Dores
- Santa Catarina
- Carmelo
- Perpétuo Socorro
- São José
- São João Evangelista
- Nossa Senhora Aparecida
- Santo Antônio
- Fátima
- Hospital de Caridade
- Bom Fim
- Rosário
- Catedral
- Ressurreição
- Basílica da Medianeira